Livro de visitas

Data: 03/07/2010

De: bulimia

Assunto: bulimia nervosa anorexia

Bulimia nervosa - Anorexia

Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Às vezes, são mulheres de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Vivem em dieta. De repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos até caírem extenuadas.
A diferença básica entre anoréxicos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes com anorexia.

Sintomas
·Ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;
·Vômitos auto-induzidos por inversão dos movimentos peristálticos ou colocando o dedo na garganta;
·Uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente;
·Dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
·Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilação.

As causas são as mesmas da anorexia. Entre elas destacam-se predisposição genética, pressão social e familiar e valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza.

O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia

Data: 03/07/2010

De: psicologia

Assunto: pscicologia para todos


Qual o objetivo de uma terapia?

O processo de terapia é sempre uma tentativa de encontrar a trama da vida do cliente. Sob esse aspecto é uma busca pela compreensão e pelo autoconhecimento do indivíduo para além do superficial, procurando entendê-lo em suas nuances e peculiaridades.
O terapeuta não é um amigo, tão pouco um juíz ou educador, mas um profissional habilitado para acompanhar aquele que se dispõe à dificil tarefa da busca por si mesmo. Seja através do enfrentamento do sofrimento, conflitos, medos, ou outras questões, a psicoterapia é, em ultima instância, a busca pelo bem estar e pelo desenvolvimento pessoal.
Como ocorre a terapia?

Terapeuta e paciente se engajam numa reflexão a respeito das dificuldades que este enfrenta tentando compreendê-las à luz de suas vivências e de sua história de vida. A posição do terapeuta é a de escutar e trazer uma visão nova aos velhos problemas de tal forma que juntos, paciente e terapeuta, encontrem uma solução para os conflitos, medos e inseguranças. A psicoterapia porta novas possibilidades criativas à vida do paciente.
O que se expõe para o terapeuta é confidencial?

O psicólogo, em seu exercício profissional, deve seguir o disposto pelo nono artigo do Código de Ética do Psicólogo:

Art.9o.- " É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional."

Novo comentário